terça-feira, 14 de outubro de 2014

PARABÉNS PROFESSORES(AS)

“Talvez não tenhamos conseguido fazer o melhor, mas lutamos para que o melhor fosse feito. Não somos o que deveríamos ser, não somos o que iremos ser..., mas graças a Deus, não somos mais o que éramos.”                                                                                                            Martin Luther King.
Companheiros (as) Professores (as)
            Neste 15 de Outubro Parabenizamos a todos (as) pela passagem do seu dia. Que esta data seja comemorada no convívio de seus familiares, amigos, colegas de trabalho, valorizando as conquistas e em busca de maiores avanços para essa categoria.
            Comungando com o pensamento de Martin Luther King: esta categoria lutou para conseguir que o melhor fosse feito na esperança da valorização do professor. Por isso, “não somos mais o que éramos”.
            A ideia de um piso salarial, bem como o reconhecimento da profissão no Brasil, vem desde a época do Brasil Colônia: "Antes de o Brasil se tornar Império, houve proposta de se criar um piso salarial para os professores, para a instituição pública, como eles chamavam na época", disse Roberto Franklin Leão. Está claro que a conquista do piso salarial para os professores só aconteceu no governo de Luís Inácio Lula da Silva-PT (2003-2010), com a Lei 11.738/2008. Apesar da Constituição/88, Art. 206 garantir a criação do PCCV e o Piso do Magistério, os governos Collor, Itamar e FHC ficaram indiferentes a esta determinação constitucional, mesmo com toda mobilização do movimento sindical pela criação deste piso.
            Não bastou a criação da Lei do Piso para que efetivamente todos passassem a cumpri-la, pelo contrário, governadores e prefeitos, inimigos da Educação, entraram com ação direta de inconstitucionalidade-ADIN, sendo derrotados no STF. Há ainda proposta na Câmara Federal que visa modificar as regras de reajuste do piso, que passariam a ser de acordo com o INPC e não mais pelo custo aluno/ano, a mesma foi retirada de pauta em 04 de dezembro de 2013 após audiência da CONFETAM/CUT com o Presidente da Câmara Henrique Alves. O risco não passou, a proposta pode ser novamente colocada em votação e tudo isso pode ir por “água abaixo”.
             O resultado das últimas eleições da Câmara Federal e Senado deixaram reduzida a bancada progressista em defesa dos trabalhadores. O que nos obriga a uma reflexão no que diz respeito qual será o melhor projeto de governo para os professores, pois, se foi no governo Lula/Dilma-PT que conquistamos o nosso tão esperado PISO/PCCV, deverá ser obrigação deste governo que o criou não permitir sua extinção, visto que, a mudança da regra de reajuste do piso, nada mais será do que a EXTINÇÃO DO PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO.

            Por isso, nós professores (as) temos o dever de contribuir com o VOTO consciente em DILMA 13, no dia 26 de outubro, para darmos continuidade ao projeto político dos últimos 12 anos dos governos de LULA e DILMA/PT, nos quais houveram grandes avanços da categoria, entre outros. Temos ainda muito a avançar e estamos confiantes que a melhor proposta é aquela que beneficia de forma coerente e realista, as classes menos favorecidas do país. Nós da diretoria do SISMAL, que em sua maioria é composta por professoras, DEFENDEMOS A REELEIÇÃO DE DILMA 13 PARA PRESIDENTE DO NOSSO BRASIL.


Adege Adalgisa - Dir. Divulgação e Imprensa.