sábado, 19 de outubro de 2013

ASSEMBLEIAS GERAIS 23 e 25 DE OUTUBRO

                                                                                                              

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

HOMENAGEM AO DIA DO PROFESSOR!

O SISMAL – Sindicato dos Servidores Municipais de Abreu e Lima- PE, neste dia vem prestar uma merecida homenagem a um quinteto de professoras da rede municipal de Abreu e Lima, estendendo a todos os professores do País. Começaremos relatando o despertar do desejo profissional, pelo qual foram todas contagiadas, desde a infância, pelos incentivos de sua mãe D. Eurides Ferreira, que como não teve a oportunidade de se formar professora, pode sentir a realização de seu próprio sonho, nas formaturas de cada uma de suas filhas.
Estamos falando de nossas servidoras: Cleide, Célia, Kátia, Cristina e Glória. Cinco irmãs, todas professoras, com dedicação exclusiva ao nosso município, formadas em magistério, graduadas em pedagogia e pós-graduadas em psicopedagogia. A maior parte da vida escolar delas foi concluída na rede pública. Cleide, por ser a primeira das cinco filhas, estudou também na Academia Stª. Gertrudes em Olinda – PE, Já a graduação e a pós-graduação foram em instituição particular. Além do incentivo da mãe Dona Eurides, uma pessoa muito especial que contribuiu na realização desse sonho, é lembrada por Cleide com muito carinho: “A professora Maria Vieira Muliterno, carinhosamente chamada de Dona Elza”.

As professoras Cleide e Célia fazem parte do inicio da historia da emancipação Politica do município de Abreu e Lima, onde antes era distrito de Paulista - PE. As duas são veteranas no município e já lecionam há trinta anos. Com esforço e dedicação, elas doaram parte de sua juventude para o crescimento e desenvolvimento educacional desse município e fizeram parte do corpo de gestores e supervisores na gestão do prefeito Hernando de Barros Siqueira (1993 – 1996), uma vida inteira de dedicação à causa da educação. Ambas, aguardam ansiosamente pela criação da previdência própria para poderem ser aposentadas, visto que já ultrapassaram seu tempo de contribuição. Foram muitos os abreulimenses que por elas passaram e hoje são figuras ilustres no cenário da educação do município. A professora Célia destaca entre eles: Isaias Júlio de Oliveira, atual gestor da Escola General Abreu e Lima e a professora Ivanice Emídia, professora municipal efetiva, que atualmente participa do grupo que coordena a Educação Especial deste município. Para ela, é um orgulho poder ver seus ex-alunos dando continuidade ao seu trabalho, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento educacional do município.

Katia, Cristina e Glória, para alegria de sua Mãe e seguindo o exemplo de suas irmãs, foram aprovadas no 1º Concurso Público de Abreu e Lima (1993) para o cargo de professora, e há quase 20 anos dedicam-se com exclusividade à melhoria da educação e do crescimento intelectual da comunidade Abreulimense. Atualmente, elas trabalham no horário da manhã e estão lotadas nas escolas: Auta de Araújo (Célia e Gloria), Maria Vieira Muliterno (Cristina), CECOM Vanda Maria de Santana (Cleide) e CECOM Francisco Lopes Bezerra (Katia). Nossas servidoras comentam o orgulho de poder participar direta e indiretamente na formação da vida social e profissional de seus educandos, ajudando a formar cidadãos críticos e conscientes. 
 
          Todo esse legado, elas devem aos seus pais que com muito esforço e coragem construíram uma família sólida, com disciplina e base Cristã. Criaram oito filhos e os prepararam para a vida, dando-lhes oportunidade de escolha profissional.  O Sr. Teófilo (In Memoriam) foi operário da Companhia de Tecidos Paulista (CTP), onde conheceu a também operária, Dona Eurides, com quem casou e formou essa pródiga família. A família Ferreira, na figura do Sr. Teófilo, também contribuiu para o desenvolvimento do município, no final da década de 70, aceitando o convite do então prefeito da Cidade do Paulista - Ademir Cunha, para exercer o cargo de Subprefeito do Distrito de Abreu e Lima, até a emancipação política que ocorreu em 1982.

A Diretoria do SISMAL sente-se lisonjeada em prestar tão merecida homenagem a este quinteto de professoras, por sua escolha profissional mesmo em tempo de nenhuma valorização. Apesar dos avanços conquistados nos últimos anos, no nosso País, pela categoria dos professores. Ainda há muito caminho a percorrer para que enfim àqueles (as) que vierem a abraçar tão indispensável profissão, possam sentir a plenitude do labor de lecionar. E assim, parabenizamos todos os professores de Abreu e Lima e de todo o Brasil.

Feliz 15 de outubro!

“Contribuir com qualidade e crescer em conhecimento.”  Quinteto  Ferreira.