quinta-feira, 31 de maio de 2012

SISMAL COMEÇA HOMENAGENS.

O SISMAL homenageia servidores que se destacaram nos 30 anos de emancipação política de Abreu e  Lima. 


É justo, na avaliação do sindicato, que tais homenagens devem começar pela servidora de matricula número um. Funcionária pública à 33 anos, ainda quando a cidade era distrito de Paulista, Lourdilena de Jesus ou como é conhecida, Dona Lourdes, possui um coração maior que a própria cidade. 


De segunda a sexta se ela sai de sua casa na Rua Bahia, até o prédio sede da prefeitura de Abreu e Lima, onde realiza sua jornada de trabalho. Evangélica, credita a Deus a oportunidade concedida a ela de ingressar no serviço público. Quando indagada se faria de forma diferente algo, caso pudesse voltar no tempo, de pronto responde que faria tudo da mesma forma pois as oportunidades são concedidas por Deus e tem uma finalidade.



terça-feira, 29 de maio de 2012

SISMAL PARTICIPA DE CONGRESSO DA CUT



Congresso cutista enfoca prioridades dos trabalhadores pernambucanos
Aberto oficialmente na noite desta segunda-feira (28), no auditório Tabocas, Centro de Convenções/Olinda, o 13° Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CECUT), encontro que, homenageia o ex-metalúrgico pernambucano, José Siqueira, um dos fundadores da CUT estadual e nacional. O evento que vai terminar na próxima quinta-feira (31) e será direcionado aos mais de 600 delegados inscritos e, ao mesmo tempo, servirá de prévia para o 11° Congresso Nacional da CUT, que ocorrerá entre os dias 9 a 13 de julho, em Santo Amaro (SP).
Antes da composição da mesa, houve a apresentação da TV Sindical que,mais uma vez, deu um show de humor, alegria e descontração, através do quadro “A Cozinha da Dilma”. Os personagens – Dilma Rousseff, Barack Obama e os ministros dos Esportes e do Trabalho, interagiram com os delegados presentes, usando uma linguagem fácil e direta.
Logo depois, o presidente da CUT-PE, Sérgio Goiana, a secretária de Políticas Sociais, Andréa Batista e o secretário–geral, Paulo Rocha, assumiram a continuação do evento, na mesa principal do encontro. Entre os convidados se fizeram presentes os ex-presidentes da CUT, Jairo Cabral, Paulo Valença e Heleno Araújo. Foram anotadas ainda as presenças de representantes da CUT Nacional, Fetape, Incra, Diesse, de parlamentares, confederações e de inúmeros sindicatos da base cutista no Estado.
Vale registrar que, a e exibição de um vídeo sobre a história do sindicalista José Siqueira, foi outro grande acontecimento da noite. Os depoimentos dos ex-sindicalistas – João Paulo, Jorge César, Jairo Cabral, Edvaldo Gomes e da ex- esposa Célia Siqueira – enriqueceram ainda mais a produção que narrou sua trajetória de luta como um dos atuante fundadores da CUT estadual e nacional. Siqueira,chamou a mesa, presente! respondeu a plateia. Muitos aplausos. Siqueira faleceu em fevereiro passado e deixou um legado no movimento sindical pernambucano.
O presidente de CUT-PE, Sérgio Goiana, saudou com enfâse os delegados (as) e afirmou que o 13º CECUT é um evento histórico para o movimento sindical cutista.  Frisou,ainda, sobre as questões da conjuntura internacional – crise econômica na Grécia e os sangrentos combates na Síria. Na avaliação de Goiana, na medida que a crise europeia se aprofunda, cabe à área econômica do governo brasileiro diminuir seu otimismo e acumular munição para uma futura reação aos fatos.
Goiana demonstrou preocupação com problemas gerados em função da notícia da suspensão dos contratos de 16 navios do Estaleiro Atlântico Sul (EAS). A Transpetro, subsidiária da Petrobras para a área de transporte, decidiu suspender a compra dos navios porque o estaleiro não está cumprindo os prazos acertados e nem tem um parceiro tecnológico. O presidente da CUT afirmou que a situação é preocupante, mas não de desespero. “É preciso entender o  problema em sua raiz, porque fazer especulação é um perigo”,  enfatizou.
Para finalizar, a economista do Dieese, Jaqueline Natal, expôs sobre o crescimento econômico, os desafios e as perspectivas para os trabalhadores em Pernambuco. 
Por Chico Carlos - Assessoria de Imprensa da CUT-PE

O SISMAL agora tem assento na Direção Estadual da CUT PE, Paulo Freitas foi eleito na nova composição da CUT PE, fruto do reconhecimento da sua luta a frente do Sindicalismo Municipal em Abreu e Lima. 


Parabéns Paulo Freitas, SISMAL, Servidores por mais esta conquista!

http://www.cutpe.com.br/conteudo/index.php