quarta-feira, 14 de maio de 2014

ABREU E LIMA - 32 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

Abreu e Lima foi desmembrado do município de Paulista em 14 de Maio de 1982, através da lei Estadual nº 8.950
A área onde o município está localizado, começou a ser povoada por Duarte Coelho, donatário da capitania de Pernambuco, quando dividiu a capitania em sesmarias no ano de 1535. Em 1548, o almoxarife-mor de Pernambuco, Vasco Fernandes, fundou o Engenho Jaguaribe, dando início ao povoado que deu origem ao município.
Pela Lei Estadual n° 421, de 31 de dezembro de 1948, o distrito de Maricota recebeu o topônimo de Abreu e Lima em homenagem a José Inácio de Abreu e Lima, notável político, escritor, jornalista e general, o "Inácio pernambucano", que lutou quatorze anos ao lado de Simón Bolívar, um dos heróis da independência da Venezuela.
Nas terras do município, na época povoado de Maricota, se deu no dia 10 de novembro de 1848 a primeira batalha da Revolução Praieira, que havia sido deflagrada três dias antes na cidade de Olinda.
O distrito foi criado pelo Decreto-lei Estadual n° 235, de 9 de dezembro de 1938, pertencendo ao município de Paulista (Pernambuco), a povoação ganhou o nome de uma senhora, dona Maricota, muito bem relacionada entre os habitantes locais e proprietária de um estabelecimento de serviço de alimentação. Durante anos o povoado foi um local acolhedor, principalmente para homens de negócios que ali paravam para refeições ou pernoite.
O município foi emancipado em 1982, através do voto popular em plebiscito realizado ao dia 9 de maio daquele ano, após quatrocentos anos sob o domínio político e administrativo de Igarassu, e outros 47 subordinados à cidade de Paulista, o que se tornou realidade no dia 14 de maio de 1982 após assinatura do decreto que também emancipava os distritos de Itapissuma e Camaragibe.
A Lei Estadual n° 4.993, de 20 de dezembro de 1963, elevou o distrito à categoria de município, o qual foi extinto em 27 de agosto de 1964 pelo Acórdão do Tribunal de Justiça, mandado de segurança n° 56.889. Em 14 de maio de 1982 a Lei Estadual n° 8.950 elevou novamente Abreu e Lima à categoria de município, desmembrado de Paulista, com sede no antigo distrito, tendo sido instalado em 31 de março de 1983.
Abreu e Lima é o município brasileiro com maior percentual de habitantes evangélicos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): 35% dos 97 mil habitantes são praticantes dessa religião.O número expressivo motivou a criação da Lei Municipal 632, em 2008, que fixa 31 de outubro como feriado, o Dia da Consciência Evangélica.
O município tem em seu sítio arqueológico as ruínas da Igreja de São Bento, no engenho Jaguaribe. No engenho Utinga afirma-se ter-se escondido Frei Caneca em 16 de setembro e 17, quando da derrota na revolta conhecida como Confederação do Equador em 1824 em Pernambuco. Hoje estudos arqueológicos estão sendo feitos no local, já tendo sido encontrados vestígios da passagem dos holandeses nas terras de Pernambuco, na cidade de Abreu e Lima.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

FELIZ DIA DAS MÃES

Caras Mães Companheiras Trabalhadoras,
Neste domingo, queremos dedicar a nossa homenagem a todas as mães e em especial, parabenizar às companheiras trabalhadoras que tem em sua labuta diária duas ou três jornadas de trabalho e que ainda se desdobram para cuidar de seus filhos, ser esposa, mãe, amiga e algumas vezes ocupam até a função de pai.
Não é fácil dividir igualmente o dia entre “ser profissional e ser mãe”. Mas só quem sabe é quem vivencia a cada dia essa jornada. Quantas de nós deixamos nossos filhos com terceiros para cuidar dos filhos de muitos. E que muitas vezes precisamos ser fortes para encarar um dia de trabalho, mesmo sabendo que a nossa vontade é está perto deles e acompanhar da melhor maneira o seu crescimento.
Os desafios são vários e a luta é contínua e sempre em busca pelo melhor. Melhor para nós trabalhadoras, que enfrentam esta jornada tanto pela necessidade financeira, como também, pela satisfação em ser reconhecida na conquista de nossos direitos, na liberdade de escolha em atuar onde desejar e por querermos principalmente contribuir para um mundo mais justo, onde nossos filhos possam viver com respeito, dignidade e com mais oportunidade de trabalho decente para as futuras trabalhadoras e trabalhadores do nosso país.
Por esses e outros motivos, faz sentido todo o sacrifício, pois o compromisso de ser MÃE é para toda a vida! PARABÉNS MULHER, MÃE, COMPANHEIRA... SEJA SEMPRE FELIZ PELO QUE VOCÊ É E PELO QUE VOCÊ FAZ COM SATISFAÇÃO!
Rosângela Silva – Presidente SISMAL-PE