Congresso cutista enfoca prioridades dos trabalhadores pernambucanos
Aberto oficialmente na noite desta segunda-feira (28), no auditório Tabocas, Centro de Convenções/Olinda, o 13° Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CECUT), encontro que, homenageia o ex-metalúrgico pernambucano, José Siqueira, um dos fundadores da CUT estadual e nacional. O evento que vai terminar na próxima quinta-feira (31) e será direcionado aos mais de 600 delegados inscritos e, ao mesmo tempo, servirá de prévia para o 11° Congresso Nacional da CUT, que ocorrerá entre os dias 9 a 13 de julho, em Santo Amaro (SP).
Antes da composição da mesa, houve a apresentação da TV Sindical que,mais uma vez, deu um show de humor, alegria e descontração, através do quadro “A Cozinha da Dilma”. Os personagens – Dilma Rousseff, Barack Obama e os ministros dos Esportes e do Trabalho, interagiram com os delegados presentes, usando uma linguagem fácil e direta.
Logo depois, o presidente da CUT-PE, Sérgio Goiana, a secretária de Políticas Sociais, Andréa Batista e o secretário–geral, Paulo Rocha, assumiram a continuação do evento, na mesa principal do encontro. Entre os convidados se fizeram presentes os ex-presidentes da CUT, Jairo Cabral, Paulo Valença e Heleno Araújo. Foram anotadas ainda as presenças de representantes da CUT Nacional, Fetape, Incra, Diesse, de parlamentares, confederações e de inúmeros sindicatos da base cutista no Estado.
Vale registrar que, a e exibição de um vídeo sobre a história do sindicalista José Siqueira, foi outro grande acontecimento da noite. Os depoimentos dos ex-sindicalistas – João Paulo, Jorge César, Jairo Cabral, Edvaldo Gomes e da ex- esposa Célia Siqueira – enriqueceram ainda mais a produção que narrou sua trajetória de luta como um dos atuante fundadores da CUT estadual e nacional. Siqueira,chamou a mesa, presente! respondeu a plateia. Muitos aplausos. Siqueira faleceu em fevereiro passado e deixou um legado no movimento sindical pernambucano.
O presidente de CUT-PE, Sérgio Goiana, saudou com enfâse os delegados (as) e afirmou que o 13º CECUT é um evento histórico para o movimento sindical cutista. Frisou,ainda, sobre as questões da conjuntura internacional – crise econômica na Grécia e os sangrentos combates na Síria. Na avaliação de Goiana, na medida que a crise europeia se aprofunda, cabe à área econômica do governo brasileiro diminuir seu otimismo e acumular munição para uma futura reação aos fatos.
Goiana demonstrou preocupação com problemas gerados em função da notícia da suspensão dos contratos de 16 navios do Estaleiro Atlântico Sul (EAS). A Transpetro, subsidiária da Petrobras para a área de transporte, decidiu suspender a compra dos navios porque o estaleiro não está cumprindo os prazos acertados e nem tem um parceiro tecnológico. O presidente da CUT afirmou que a situação é preocupante, mas não de desespero. “É preciso entender o problema em sua raiz, porque fazer especulação é um perigo”, enfatizou.
Para finalizar, a economista do Dieese, Jaqueline Natal, expôs sobre o crescimento econômico, os desafios e as perspectivas para os trabalhadores em Pernambuco.
Por Chico Carlos - Assessoria de Imprensa da CUT-PE
O SISMAL agora tem assento na Direção Estadual da CUT PE, Paulo Freitas foi eleito na nova composição da CUT PE, fruto do reconhecimento da sua luta a frente do Sindicalismo Municipal em Abreu e Lima.
Parabéns Paulo Freitas, SISMAL, Servidores por mais esta conquista!
http://www.cutpe.com.br/conteudo/index.php